Tuesday, August 04, 2015

Terry Eagleton, de onde veio?

Trechos de entrevista com Terry Eagleton publicada no livro The Task of the Critic [A Tarefa do Crítico] de 2009.

“Do lado da família da minha mãe algumas pessoas tinham aquela cultura oral do tipo irlandês. Eram animadores, atores, cantores, comediantes, contadores de histórias – não todos eles, mas alguns deles. E, olhando para trás, sempre associei alguns dos meus talentos, se é que os tenho, com aquela cultura, mas do que com a leitura dos clássicos.” [6]

“Suspeito que meu interesse em arte e estética, em coisas feitas puramente por elas mesmas, tem muito a ver com o fato de que cresci numa situação em que ninguém sonharia em pendurar um quadro numa parede – exceto talvez se fosse um do Sagrado Coração.” [10]

“De uma maneira tipicamente católica, bem como o ambiente da minha casa, minha escola era emocionalmente árida. A escola era academicamente excelente e completamente despersonalizada.” [15]



No comments: