Wednesday, May 20, 2009

O que você faria?

Você tem quatro anos de idade. Alguém te leva para uma sala no seu jardim de infância. Você diz qual a sua guloseima preferida e trazem um bandeja cheinha, que fica numa mesa bem na sua frente. Uma pessoa explica que vai sair por alguns minutos e que, se você conseguir esperar até ela voltar, você pode comer duas guloseimas mas, se você preferir comer antes, você toca uma campainha, ela volta antes mas aí você pode comer apenas uma.

5 comments:

Fred said...

Pregunta estranha! Mas vamos lá.
Se as opções são comer duas gulosimas ou apenas uma, por que trazer uma bandeija cheia?
Certamente o experimento conta com a possibilidade da criança - que talvez ainda não entenda o conceito de compromisso e a importância de cumprir o combinado - pensar na 3ª alternativa e simplesmente comer quantos doces quiser enquanto estiver sozinha na sala com uma bandeja de tentações.
Aos quatro anos é provável que eu ainda não soubesse o que era honrar a minha palavra, mas sabia muito bem o que eram umas palmadas no bumbum (não sei se com as crianças de hoje é assim). Então é provável que eu ficasse com uma das duas opções oficiais. Não sei qual. Ia depender do tempo que o sacana do adulto demorasse para voltar pra a sala.

Paulodaluzmoreira said...

Fred, esse foi um experimento feito no final dos anos 60 nos Estados Unidos com um monte de crianças. O curioso é que eles acompanham esse pessoal até hoje - são todos quarentões. Eu quis mesmo colocar o post em partes, antes de explicar demais, poruqe eu também não tenho a menor idéia do que eu faria - pelo menos com quatro anos.

Tata Marques said...

com quatro anos eu sei que esperaria. hoje, eu tocava a campainha.

MARIA FERNANDA MARQUES said...

Aos quatro anos, depois de comer tudo eu tocaria a campainha.

Mariana Botelho said...

eu com certeza tocaria a campainha.