Você tem quatro anos de idade. Alguém te leva para uma sala no seu jardim de infância. Você diz qual a sua guloseima preferida e trazem um bandeja cheinha, que fica numa mesa bem na sua frente. Uma pessoa explica que vai sair por alguns minutos e que, se você conseguir esperar até ela voltar, você pode comer duas guloseimas mas, se você preferir comer antes, você toca uma campainha, ela volta antes mas aí você pode comer apenas uma.
1. O crescimento dos protestantes no Brasil é realmente impressionante, saindo de uma pequena minoria para quase um quarto da população em 30 anos: 1980: 6,6% 1991: 9% 2000: 15,4%, 26,2 milhões 2010: 22,2%, 42,3 milhões Há mais evangélicos no Brasil do que nos Estados Unidos: são 22,37 milhões da população e mais ou menos a metade desses pertencem à mesma igreja. Você sabe qual é? 2. Costuma-se, por ignorância ou má vontade, a dar um destaque exagerado a Igreja Universal do Reino de Deus e ao seu líder, Edir Macedo. A IURD nunca representou mais que 15% dos evangélicos e menos de 10% dos protestantes como um todo. Além disso, a IURD diminuiu seu número de fiéis nos últimos 10 anos de acordo com o censo do IBGE, ao contrário de outras denominações, que já eram bem maiores. 3. Os jornalistas dos jornalões, acostumados com a rígida hierarquia inst...
Comments
Se as opções são comer duas gulosimas ou apenas uma, por que trazer uma bandeija cheia?
Certamente o experimento conta com a possibilidade da criança - que talvez ainda não entenda o conceito de compromisso e a importância de cumprir o combinado - pensar na 3ª alternativa e simplesmente comer quantos doces quiser enquanto estiver sozinha na sala com uma bandeja de tentações.
Aos quatro anos é provável que eu ainda não soubesse o que era honrar a minha palavra, mas sabia muito bem o que eram umas palmadas no bumbum (não sei se com as crianças de hoje é assim). Então é provável que eu ficasse com uma das duas opções oficiais. Não sei qual. Ia depender do tempo que o sacana do adulto demorasse para voltar pra a sala.