Monday, March 21, 2011

Primavera em New Haven

[Ilustração: quando se sente sozinho por essas bandas glaciais, o alegre cidadão ao lado pode sempre bater um papo bem humorado com suas roupas congeladas.]

E finalmente chegou a primavera na Nova Inglaterra: 2ºC e neve com chuva lá fora...

Acho que só mesmo quem já passou um ano inteiro num lugar com clima temperado sabe o que é esperar pela primavera em março. Ou quem lê esse blogueiro de 1/2 tigela. Outro dia li num blogue brasileiro uma pessoa falando [e várias comentando] indignadamente sobre como os americanos estúpidos e desperdiçados não põem as suas roupas para secar num varal e ficam usando secadoras de roupas que consomem energia e me dei conta que aprendi coisas sobre as quais a maioria dos meus compatriotas não tem a menor idéia. Onde eu vivo, se você pendurar uma cueca num varal do lado de fora da casa entre outubro e abril, você pode jogar disco com sua cueca depois, mas se você chegar perto da praia de outubro a abril você tem que estar usando umas duzentas camadas de roupas, inclusive no rosto [e recomendo destapar os olhos por medidas de segurança, mas vou logo avisando por experiência própria que é possível alguém sentir frio nos olhos].
Bom, porque março é o pior mês? Você já está de saco cheio do frio que começou - na sua humilde opinião de exilado dos trópicos - em outubro do ano passado, quando os termômetros começaram a ficar permanentemente abaixo de 5ºC. Neva, não neva, neva demais, neva de menos e os meses vão passando lentamente - seus amigos esportistas americanos saem todos animados para esquiar e voltam com as caras insuportavelmente saudáveis com queimaduras do vento gelado e você se sente um ET - não, você é um ET. Repito: o pior mês de todos, disparado, é março, quando os calendários anunciam uma primavera que definitivamente ainda não chegou. Tudo bem que as minhas tulipas e lírios já começaram a despontar da terra - um verdadeiro milagre depois de meses completamente enterrados debaixo de neve e gelo - e que eu já até plantei cebolas, alfaces e rabanetes. Mas essa neve com chuva na segunda-feira serve como aviso: a primavera por aqui só começa na segunda metade da primavera do calendário. Por isso estou aqui, escondido no último andar da bilbioteca de ciências humanas e sociais, escondido no meio de mais de 15 milhões de volumes: para me lembrar porque é que eu vim parar aqui nesse frio.

Pelo menos agora a neve cai e já se derrete - estamos acima de zero.

5 comments:

oi said...

Esse cara aí é vc? É possível sentir frio nos olhos nos trópicos. Basta subir o pico da bandeira num dia que, por total falta de sorte, acaba sendo o mais frio da década. Mas não recomendo.

Luís Heitor said...

Paulo , lendo "você pode jogar disco com sua cueca depois" é cômico ! Nem imagino oque seria passar tantos mêses nesse gelo...
Não sei se os seus leitores, como eu , pedem para você escrever sobre algum tema , mas gostaria muito de saber sua opinião ( já que literatura é o seu segmento) sobre o Blog de Poesia da Maria Bethania a custo de R$1.300.000,00 .
Abraços !

Paulodaluzmoreira said...

Eu nunca teria essa cara satisfeita e principalmente o casaco aberto nesse gelo horrível, pois sou tropicalmente friorento. O problema é uma questão de adaptação mesmo: meus dois filhos pequenos não dão a menor bola para o frio e saem lá fora na neve para brincar até ficarem roxos e pegarem uma pneumonia. A gente tem que ficar amarrando o casaco dos dois!
Sobre essa polêmica da Bethania, Luis, eu sou meio vagaroso, mas espero escrever alguma coisa a respeito, baseada em algumas coisas interessantes que li.

Anonymous said...

Por que bloqueiro de meia tigela?

Paulodaluzmoreira said...

Caro anônimo,
É pq eu escrevo aqui na verdade pouco e só de vez em quando e preencho o resto dos posts com "recomendações" de coisas que vi/ouvi e gostei e comentários bem curtos.