Monday, March 11, 2013

O que significa ter um filho de 11 anos em 2013?

Desenho: Samuel da Luz, 2013
Samuel está no meio de um processo de duas semanas de testes importantes para ele e para a escola. São exames anuais de matemática e inglês que ele faz duas vezes, uma no começo do ano letivo [que aqui começa em setembro] e outro agora, como que aferindo o quando ele evoluiu nas duas matérias nesse ano.
Gosto de desenhar e ele também, e às vezes empresto meus cadernos para ele fazer um desenho, isso quando ele não usa os seus ou qualquer papel à disposição. Há poucos dias atrás ele desenhou a si mesmo assim: sentado numa carteira de sala de aula, cercado por relógios e um pássaro (que ele diz representar a professora), que fazem círculos em torno dele. Repare que no desenho ele parece ter sido levantado do nível do chão, onde estão vários seres de tamanhos e atitudes diferentes, além de uma caixa e uma casa. Aí na parte de baixo do desenho está o que ele chama de "mundo da imaginação", um mundo só dele, de introspecção e silêncio aqui de fora, mas de alegria, movimento e diversão. Achei particularmente interessante para mim a posição inesperada dos dois mundos, ao contrário do que expressões como "você vive no mundo da lua" ou você vive nas nuvens" sugerem. Isso sem falar nas expressões do mundo da imaginação, que vão da alegria no rostinho redondo, surpressa no gigante e apreensão no serzinho de olhos flutuando no ar.
Durante anos diariamente e hoje em dia de vez em quando, antes de dormir passando a mão no rosto do Samuel, da testa para o nariz, fechando os seus olhos, e sussuro "luz dos meus olhos, luz da minha vida" antes de dar nele um beijo de boa noite. E assim é. 


Foto minha: Samuel da Luz desenhando em NY, 2013

4 comments:

sabina anzuategui said...

Admirável o desenho, com sua explicação.

Paulodaluzmoreira said...

Ele é que me explicou a coisa. Eu tenho registros de coisas que ele fez quando menor que eu acho fantásticas, mas que sem explicação a gente não entende nada.
Momento pai-coruja total, né? :)

ELIANE said...

lindos, amo voces dois!!!beijos.
meu afilhado querido, Samuca e vc Pauludo..kkkk

LIG


Paulodaluzmoreira said...

Saudades, Ligue! Que bom te "ver" por aqui...