Saturday, March 30, 2013

Sob o efeito nocivo da penicilina

Mas cuidado com os efeitos deletérios da pílula de mofo...
 1. O local onde ficava o principal palco do movimento punk em Nova Iorque [CBGB] hoje abriga uma boutique que vende jaquetas de couro de alta costura [sem tachinhas] por mais de dois mil dólares.

2. O Museu de Arte Metropolitan em Nova Iorque está promov
endo uma exposição sobre moda punk. Os shows sobre moda estão entre os mais bem sucedidos do museu nos últimos anos e a expectativa é a de mais um grande sucesso de público.

O primeiro impulso é seguir a corrente geral: fazer a crítica moralista, apontando para a falsidade dos valores do movimento punk ou para o oportunismo dos traidores do movimento. Mas quando eu leio coisas assim, seja sobre Roquenrrol ou o PT ou o movimento hip-hop, minha vontade é parar na terceira linha. Não porque não exista aí alguma verdade, mas porque o moralismo é de uma chatice infinita.
Eu me recuso terminantemente a colocar o que seja no lugar da santíssima trindade que eu recusei aos doze anos na frente de todos os meus colegas no colégio jesuíta num breve momento de notoriedade que felizmente não durou nem quinze minutos. Nem poesia, nem literatura, nem revolução, nem roque, nem arte, nem modernismo, nem vanguarda, nem transgressão. Chega de ficar rezando para esses cadáveres do século passado em busca de uma ilusão de redenção. E chega de ficar chorando pelo fim dessa meleca toda.  E principalmente chega de colocar a inteligência no piloto automático!

Essa tal penicilina me dá um mal-humor insuportável...

No comments: