Tuesday, May 20, 2008

Século XIX ou século XXI

Os algarismos romanos são interessantes: bastam mover um pauzinho de lugar e 19 vira 21...

"Os partidos, força é confessar que eles estão longe de existir entre nós. Não passam de casuais agregações desconexas, onde formigam incoerências e incompatibilidades a cada passo; não vão além de ajuntamentos compostos, em virtude de circunstâncias fortuitas, como relações, parentescos, interesses, e mantidas apenas pelo que têm os respectivos indivíduos de encetar vida nova, depois do tempo e dos sacrifícios despendidos, pela força do hábito, ou pelo temor de incorrer na pecha de apostasia."
Conde Afonso Celso, 1886

4 comments:

sabina anzuategui said...

Só hoje vi seu comentário no blog Sete Linhas, quando você diz que é pesquisador. Qual é a sua área?

Paulodaluzmoreira said...

Oi, Sabina,
Eu sou professor de literatura aqui nos Estados Unidos no departamento de espanhol e português. Minha tese de doutorado foi sobre os contos de Faulkner, Guimarães Rosa e Juan Rulfo. Minha especialidade é literatura do século XX, especialmente brasileira, mexicana e dos Estados Unidos, mas também estudo cinema contemporâneo latino americano. No site do departamento tem um perfil da minha pessoa com direito a foto e tudo.http://www.yale.edu/span-port/Paulo.htm

Alexandre Nodari said...

Essa aqui também cabe no trocadilho de séculos: “Dir-se-ia que o que o júri tem sido para a Inglaterra, o município para a Suíça, a justiça federal para os Estados Unidos – a arca histórica das liberdades nacionais – é, para as repúblicas latinas daquele continente, a lei marcial”. É de Rui Barbosa, numa das Cartas de Inglaterra,1896. A propósito, muito bom o post sobre os escândalos - Marina, BrOI, Dossiê. A BrOI é tabu na imprensa.

Abraço, Alexandre Nodari

Anonymous said...

The Lyford Cay Denomination serves as a community resource as far as something supranational and Bahamian families. Lyford Cay College offers a acme par Nursery entirely Luxurious School education. Through a multi-cultural territory that promotes understanding amongst multiform nationalities, students are provided with the opportunities and resources to ripen into cross-cultural learners and responsible citizens. Lyford Cay Followers is an distinct, non-denominational, day school. The high school is a non-profit-making entity governed near a Game table of Directors.

http://ecilili.wordpress.com
http://emahycori.wordpress.com/
http://ineqadune.wordpress.com/
http://dizagicy.wordpress.com/