Sunday, September 28, 2014

A melhor cidade do mundo

Estou de volta à Cidade do México, uma das mais sensacionais que eu já conheci. Repito aqui de novo a definição explicação que dou a meus amigos brasileiros, que às vezes parecem não entender meu entusiasmo por uma cidade que não está nem nos eua nem na Europa.

Biblioteca Central da UNAM
1. Aqui está Brasília, a arquitetura imaginativa e grandiloqüente, carregando a dura tarefa de traduzir o centro do poder político do país e o orgulho nacionalista dos projetos nacional-desenvolvimentistas.

2. Aqui está São Paulo [ainda que muita gente ache que São Paulo é Monterrey] porque aqui está aquela peculiar "força da grana que ergue e destrói coisas belas", incluindo aí coisas de cimento e coisas mais abstratas construídas por uma multidão vinda de todas as partes do México e do mundo.

Condesa
3. Aqui estão várias Ouros Pretos, cidades coloniais encrustradas na cidade monstro que as engolim sem mastigar.

4. Aqui está o Rio de Janeiro, a capital do império com seu neoclássico e a capital afrancesada da República Velha sonhando em ser Paris.

Zona Arqueológica del Centro
5. Aqui está também Machu Picchu, digamos [no Brasil não tem uma grande cidade indígena, né?], escavada do chão em pleno Zócalo, centro da cidade que já foi uma Veneza Asteca que os espanhóis aterraram e que ainda sobrevive em Xochimilco.

6. Aqui está um centro de cidade dos mais birosqueiros, cheios de lojinhas incríveis e uma multidão de gente fazendo e desfazendo de tudo, inclusive uma praça do danzón onde vai todo mundo dançar!

7. Aqui está concentrada uma das tradições culinárias mais ricas e variadas do planeta, onde você pode comer "mexicano" um ano inteiro sem repetir nenhum prato.
San Angel

No comments: