Monday, September 15, 2014

Além de Cantinflas, outros palhaços: Os Três Patetas

No estaleiro
Escrevi aqui sobre Cantinflas e imagino que pouca gente se interesse pelo assunto, mas tenho que ser fiel ao nome do blogue e seguir escrevendo aqui sobre as coisas que me movem mesmo quando elas parecem não mover mais que meia-dúzia de outros seres humanos no planeta.

Adoro Cantinflas como adoro todos os outros palhaços do cinema desde o imenso Carlitos, mesmo aqueles que fizeram um monte de bombas e que não costumam ser muito respeitados como Jerry Lewis e os Três Patetas. Muita gente torce o nariz para os momentos piegas, para os finais em que os palhaços abrem espaço para um galã de matinê qualquer, mas isso, meus caros, trata-se do circo, não se pode exigir dele o que se espera de um Bergman ou mesmo de um Fellini, que bebe aqui e ali dessa fonte também.

Na sala de aula
Os três patetas aparecem nos anos 30 sempre com o mesmo motivo: três judeus pés-de-chinelo, cafonas e ignorantes que se metem em enrascadas porque se intrometem no respeitável mundo anglo-saxão do trabalho. Isso era só motivo básico para eles levarem o mundo do circo em bruto para o cinema, fazendo um número de palhaços típico em que o mundo primeiro se divide claramente entre os que dominam [Moe] e os que são dominados [Larry e Curly] e depois se anarquiza porque, afinal, os três são patetas. Nos seus melhores momentos o prazer visceral da comédia de pastelão se mistura com essas tensões virando o mundo de ponta a cabeça. Ora, se o mundo é como é, quem não gostaria de virá-lo de ponta-cabeça? O resultado está muito longe de qualquer utopia, o mundo de cabeça para baixo continua o que é, um mundo imperfeito e injusto. Mas o que aparece é dinamismo, movimento, novidade.
Na confeitaria

Dario Fo diz no seu manual mínimo do ator que todos os tipos de palhaços "lidam com o mesmo problema, com a fome: fome de comida, fome de sexo, mas também fome de dignidade, de identidade, fome de poder.”

Fome deles e fome nossa, na audiência, intermináveis. 
 
O youtúbio tem milhares de filmes dos Três Patetas - em inglês sem legendas dá para assistir todos com qualidade razoável de som e imagem, desde os primeiros nos anos 30 até os últimos. Eu nem vou me dar ao trabalho de fazer os links aqui porque eu tenho muito trabalho remunerado para fazer hoje. 
Na polícia

Aplicando papel de parede
Na festa elegante

No comments: